Projeto

Análise das estratégias de gestão dos sistemas de produção de leiteiros da Agricultura Familiar de duas regiões do Estado do Paraná, Brasil*.

303945_265904583442847_272416036_nResumo

Os estudos de pesquisas devem ser estruturados e implementados considerando-se características que podem influência-los. Segundo Euclides Filho (2004), nas pesquisas devem ser consideradas as desigualdades regionais, econômicas e sociais, que são fatores que podem influenciar na capacidade de apropriação de conhecimentos gerados e no quão efetivo pode ser a adoção das tecnologias criadas. Facilitando à compreensão de que as atividades rurais, dentre elas a pecuária, não podem ser desenvolvidas como elementos isolados, mas como participantes do desenvolvimento de cadeias produtivas regionais, territoriais ou de arranjos locais, agrupadas dentro de um sistema produtivo.

Dessa forma, torna-se necessário o entendimento cada vez mais aprofundado do modelo de  gerenciamento do sistema do produtor rural frente à tomada de decisões do dia-a-dia de seu empreendimento rural sob o ponto de vista dos diferentes postos de manejo utilizados na gestão zootécnica. Esse entendimento poderá facilitar a compreensão do impacto dessas decisões sobre o nível de produção, competição mercadológica do produto e a sustentabilidade econômica do sistema de produção. Um dos fatores a ser estudado em conjunto é a margem de manobra criada devido as diferenças subregionais do relevo em que esses produtores estão inseridos.

Ações

Análise das estratégias de gestão de 40 produtores de leite nos postos de manejo : gestão do rebanho, gestão da superfície forrageira e manejo alimentar dos rebanhos em duas mesorregiões Norte Central e Centro Ocidental do Estado do Paraná, visando servir como informações de base para melhoria da eficácia na intervenção técnica.

Responsáveis técnicos: Alysson Mattos, Salles, L., Pinto, G. J., Hata, F.

Início do Projeto: Fevereiro de 2011

Duração: 12 meses

Status do Projeto: Concluído. 


*Projeto desenvolvido e incubado pela Unitrabalho – UEM – Maringá – PR. Financiado pelo CNPq. Categoria Pesquisa, Ensino e Extensão.

Parte da pesquisa de Mestrado em Sistemas de Produção Animal do Zootecnista Alysson Mattos.

Orientador: Dr. Julio Cesar Damasceno.