Projeto

Análise das práticas de manejo de ordenha e seus efeitos na qualidade nutricional e microbiológica do leite de produtores da Agricultura Familiar no Paraná, Brasil.

217197_1991460625200_225745_nResumo

Desde à concepção da Instrução Normativa n. 51 (MAPA, 2002) na qual regulamenta a qualidade nutricional e microbiológica do leite brasileiro têm-se aumentado a preocupação com as práticas de manejo de ordenha que refletem na construção da qualidade do leite.

Dessa forma, torna-se necessário o estudo das práticas realizadas pelos produtores de leite e a correlação existente sobre a contaminação microbiológica e da composição química do leite para criação de propostas de melhoria no manejo adaptadas ao contexto do produtor.

Ações

  1. Este estudo proporcionará a avaliação microbiológica e nutricional do leite por vaca em lactação do rebanho de cada pequeno produtor envolvido no estudo e também proporcionará a avaliação do leite total coletado no dia que é armazenado no tanque de expansão;
  2. Apresentação de laudo-técnico quanto à qualidade do leite para cada produtor de leite;
  3. Direcionamento de ação para a melhoria da qualidade do leite e do manejo de ordenha através de dias de campo, palestras e confecção de manual técnico.

Responsáveis técnicos: Alysson Mattos, Negrelli, B. F., Salles, L., Pinto, G. J., Hara, F.

Início do Projeto: Março de 2011.

Status do Projeto: Concluído. 


Projeto desenvolvido e incubado pela Unitrabalho – UEM – Maringá – PR. Financiado pelo CNPq. Categoria Pesquisa, Ensino e Extensão.