Projeto

Orientações técnicas, formação e auxílio à gestão de empreendimentos associativos de autogestão de produtores familiares de leite e maracujá orgânico nas regiões Central e Noroeste do Estado do Paraná, Brasil*.

Resumo

223326_209496529083653_1322967_nO projeto se insere no tema Estimular projeto de pesquisa, de desenvolvimento e de extensão de tecnologias sociais voltadas à agroecologia. O principal foco é a melhoria da qualidade e produtividade da produção de leite através da intervenção zootécnica em relação as pastagens e manejo, também o incremento da cultura do maracujá orgânico. Procurando ainda a formação (no caso do leite) e o auxílio (no caso do maracujá) aos produtores familiares organizados em empreendimentos econômicos autogestionários e incubados.

Os principais impactos esperados estão no estabelecimento de metas produtivas e na ação associativa que prevê:

  • Intercâmbio de práticas produtivas e associativas entre os produtores dos diferente municípios, evitando erros e potencializando os caminhos exitosos;
  • A implementação de novas tecnologias, melhorando os processos produtivos por meio de ações presenciais junto aos pequenos produtores;
  • Organização dos produtores nos princípios da economia solidária, constituindo formalmente e auxiliando os empreendimentos econômicos autogeridos (cooperativas e associações) por meio do processo de incubação.

Ações

  1. Assistência técnica especializada visando estruturar a produção, comercialização e acompanhamento das unidades atendidas.
  2. Organização e acompanhamento (incubação) para a formação, formalização e auxílio de empreendimento associativo de Economia Solidária (Cooperativas ou associações).
  3. Promover uma maior viabilidade e sustentabilidade da produção, gerando renda e dando condições para manter o produtor no campo.

 

Profissionais responsáveis: Alysson Mattos, Pinto, G. J., Torino, L., Salles, L., Carneiro, D.

Início do projeto: Março de 2010

Duração: 9 meses

Status do projeto: Concluído.


*Projeto desenvolvido e incubado pela Unitrabalho – UEM – Maringá – PR. Financiado pelo CNPq. Categoria Pesquisa, Ensino e Extensão.

Coordenadores do projeto: Dra. Maria Nezilda Cuti, Dr. Julio Cesar Damasceno e demais professores associados.